A caminho de 2017...

E assim se chega à recta final de 2016... Fazendo uma retrospectiva de 2016, posso dizer com toda a certeza que foi um óptimo ano... Foi um ano de mudanças profissionais que agarrado trouxeram mudanças pessoais consideráveis... Um ano para sair fora da zona de conforto e ir à descorberta... Foi também um ano onde conheci novas pessoas... Algumas das quais que por aqui se mantiveram e espero que se mantenham por muitos e bons anos... Um ano de manutenção das amizades existentes... Foi um bom ano portanto.... :) :)

Que 2017 siga o mesmo caminho e que seja um ano de descoberta...

Bom Natal e Feliz 2017, é o que vos desejo... :) :)

Novas Experiências com Fumo

Embora só esteja publicar as fotos agora, esta nova tentativa já foi realizada há algum tempo. Desta vez, o set montado foi consideravelmente diferente e maior, por forma a permitir um distancionamento maior entre o fundo e o incenso que utilizei para fazer o fumo. Este distanciamento permitiu evitar reflexos da luz do flash no pano de fundo. O incenso também foi colocado sobre um patamar e o flash foi colocado por baixo e direccionado para a coluna de fumo.

Creio que o resultado foi bem melhor do que a primeira tentativa. :)

 

Pôr do Sol em Matosinhos

Esta semana, de forma a aproveitar o bom tempo que temos tido (durante a semana), pensei em ir até à beira-mar para apreciar uma das coisas que temos à nossa disposição mas que nem sempre lhe damos o devido valor... Lembra-me um pouco um vídeo que vi recentemente em que perguntaram aos pais se tivessem a oportunidade de ter um jantar com quem quisessem, quem escolheriam. As respostas foram todas ídolos ou personalidades que eles admiravam. No take seguinte, fizeram a mesma pergunta aos filhos... As respostas foram simplesmente inesperadas... As crianças apenas queriam jantar com os pais ou com a família inteira...

Com o crescimento, com o aumento das preocupações e responsabilidades, do stress do trabalho, etc, temos tendência a esquecer-nos de algumas coisas que por vezes tomamos por um bem adquirido, mas que no entanto, são capazes de nos fazer bem melhor e trazer bem mais alegrias. Coisas que, no fim, são as que realmente importam e que definem o "saldo" de uma vida...

A sequência de fotos em baixo é apenas mais um pôr do sol no meio de tantos outros, eu sei, mas no entanto faz-me lembrar de que apesar de tudo o que se vê nas notícias e na azáfama do dia a dia, ainda há prazeres que estão facilmente ao nosso alcance e que grande parte das vezes apenas não os aproveitamos porque não nos predispomos a tal.

Experiências com Fumo

Há algum tempo atrás, enquanto navegava pela Internet, cruzei-me com algumas fotos que, de certa forma, despertaram a minha curiosidade por causa da sua simplicidade e subtileza. As fotos baseavam-se num fundo preto com algumas linhas e/ou sombras presentes, algumas bem definidas, outras nem tanto. Reflectiam uma certa leveza de movimentos, fluidez e aleatoriedade que me deixavam a percorrer com os olhos toda a extensão das linhas e admirar a sua perfeição. Faziam-me também lembrar a subtileza e fluidez com que uma bailarina de ballet progride pelo palco como se estivesse a ser impulsionada por uma qualquer energia invisível.

As fotos de que estou a falar foram tiradas pelo senhor Thomas Herbrich, pertencem à série Smoke e podem ser vistas aqui.

Do ponto de vista fotográfico, ficou registado que, um dia, gostaria de fazer uma sequência de fotos semelhante.

Esta semana que passou, num dos dias à noite, deitei mãos ao trabalho... O resultado da sessão tem ainda algumas falhas técnicas mas, para uma primeira vez, creio que até ficou algo interessante. Vejam-nas em baixo. :)